By Dr. Felipe Amoedo | 02/10/2023

Varicocele

Eu sou o Felipe Amoedo, , médico urologista e andrologista em Salvador (BA), e hoje gostaria de conversar com vocês sobre varicocele!

O Que é e como pode afetar a Saúde Masculina

Varicocele é uma condição médica caracterizada pelo aumento anormal das veias dentro do escroto, a bolsa de pele que contém os testículos. Essas veias, chamadas de plexo pampiniforme, são responsáveis por drenar o sangue dos testículos de volta ao corpo. Quando essas veias se dilatam e se tornam tortuosas, isso é conhecido como varicocele. Geralmente ocorre no lado esquerdo do escroto por questões anatômicas, embora também possa ocorrer no lado direito ou bilateralmente.

Varicocele pode causar desconforto e, em alguns casos, afetar a fertilidade masculina.

A varicocele geralmente se forma durante a puberdade e se desenvolve ao longo do tempo. Pode até causar algum desconforto ou dor, mas na maioria das vezes não apresenta sintomas ou complicações.

A varicocele pode prejudicar o crescimento normal do testículo, fazer com que os espermatozóides sejam produzidos em pouca quantidade ou má qualidade, causando problemas que dificultam ter filhos (Infertilidade Masculina). Para ajudar a resolver esses problemas, pode ser necessária uma cirurgia para tratamento da varicocele.

Sintomas

Os sintomas da varicocele podem variar de pessoa para pessoa. Alguns podem não apresentar sintomas óbvios, enquanto outros podem experimentar:

• Dor: Uma dor incômoda no escroto é um sintoma pouco frequente. Essa dor pode aumentar quando você está em pé por longos períodos.
  • Desconforto: Um desconforto semelhante à dor pode se desenvolver ao longo do dia, tornando-se mais notável à noite.
  • Sensação de Peso: Algumas pessoas descrevem uma sensação de peso no escroto, como se algo estivesse puxando para baixo.
  • Veias dilatadas no escroto: Se a varicocele for grande, você pode sentir como se fosse um monte de minhocas em cima do testículo (que são as veias dilatadas). Se for menor, pode não ser visível, porém perceptível ao toque.
  • Testículos Diferentes: Os testículos afetados pela varicocele podem parecer menores do que o outro.
  • Infertilidade: Em alguns casos, a varicocele pode afetar a fertilidade, levando a problemas na produção de espermatozoides.

Por que a varicocele causa sintomas?

A varicocele causa esses sintomas devido ao acúmulo de sangue nas veias do escroto, o que pode aumentar a pressão e causar desconforto. Além disso, o aumento da temperatura nos testículos devido à varicocele pode afetar o desenvolvimento do testiculo e a produção de esperma.

Causas

A causa exata de um varicocele é desconhecida. Um fator contribuinte pode ser o mau funcionamento das válvulas dentro das veias que têm a função de manter o fluxo sanguíneo na direção correta. Além disso, a veia testicular esquerda segue um caminho ligeiramente diferente do que a veia direita — um caminho que torna um problema no fluxo sanguíneo mais provável no lado esquerdo.

Quando o sangue usado não consegue sair direito por essas veias, elas ficam maiores e formam o varicocele.

Complicações

Ter varicocele pode dificultar a regulação da temperatura dos testículos pelo corpo. Pode ocorrer acúmulo de toxinas levando a aumento do estresse oxidativo. Esses fatores podem contribuir para as seguintes complicações:

• Os testículos podem não crescer de maneira adequada em crianças e adolescentes.
  • A produção de hormônios pode ser prejudicada.
  • Para os homens, os testículos podem encolher aos poucos devido à perda de tecido.

Outra coisa que pode acontecer é que a varicocele pode tornar mais difícil para um homem conseguir fazer ter filhos. Cerca de 10% a 20% dos homens com um varicocele têm dificuldades para serem pais. E entre os homens com problemas para ter filhos, mais ou menos 40% têm varicocele.

Como funciona o diagnóstico

A detecção da varicocele é bastante visual. Às vezes, o paciente pode perceber que as veias no saco escrotal estão maiores e mais tortas. Isso pode parecer com “cachos de uva” na bolsa testicular.

Se alguém notar esses sinais, é muito importante marcar uma consulta com um urologista.

O médico vai olhar e avaliar a área. Em seguida, pode pedir exames de imagem, como uma Ecografia de Bolsa Escrotal com Doppler testicular, para confirmar o que está acontecendo.

Também é possível que o urologista solicite exames hormonais e esperma, a fim de verificar a qualidade e quantidade dos espermatozóides.

Quando Procurar um Urologista

Consultas anuais de saúde são importantes para monitorar o desenvolvimento e a saúde dos testículos. É importante agendar e comparecer a essas consultas.

Várias condições podem contribuir para dor, inchaço ou uma massa no escroto. Se você experimentar qualquer um desses sintomas, consulte seu profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso e oportuno.

Tratamento

A varicocele geralmente não requer tratamento. No entanto, em casos de infertilidade masculina, a cirurgia para corrigir a varicocele pode ser parte do plano de tratamento para a fertilidade.

Para adolescentes ou jovens adultos, geralmente aqueles que não buscam tratamento para fertilidade, um profissional de saúde pode sugerir check-ups anuais para monitorar quaisquer mudanças.

A cirurgia pode ser recomendada nas seguintes situações:

• Um testículo que mostra desenvolvimento atrasado.
  • Baixa contagem de espermatozoides ou outras irregularidades nos espermatozoides (geralmente testado apenas em adultos).
  • Dor crônica não controlada por medicamentos para a dor.
  • Queda na produção de testosterona.

Cirurgia

O objetivo da cirurgia é bloquear a veia afetada para redirecionar o fluxo sanguíneo para veias saudáveis. Isso é possível porque dois outros sistemas arteriais e venosos fornecem circulação sanguínea para e do escroto.

Os resultados do tratamento podem incluir o seguinte:

• O testículo afetado pode eventualmente voltar ao seu tamanho esperado. No caso de um adolescente, o testículo pode “alcançar” o desenvolvimento adequado.
  • As contagens de espermatozoides podem melhorar, e as irregularidades nos espermatozóides podem ser corrigidas.
  • A cirurgia pode melhorar a fertilidade ou melhorar a qualidade do sêmen para a fertilização in vitro.

Procedimentos Cirúrgicos

Existem diversas técnicas para  interromper o fluxo sanguíneo através da veia testicular. Elas podem ser ligadas ou embolizadas. Atualmente, dois métodos são comumente utilizados. Ambos requerem anestesia geral e geralmente permitem que você retorne para casa no mesmo dia. Os procedimentos incluem:

• Varicocelectomia microscópica: O cirurgião faz uma pequena incisão na virilha. Usando um microscópio potente, o cirurgião identifica e liga várias veias pequenas. O procedimento geralmente dura de 2 a 3 horas. É a técnica mais recomendada pelo baixo índice de complicações e alta taxa de sucesso.
  • Varicocelectomia laparoscópica: O cirurgião realiza o procedimento usando uma câmera de vídeo e instrumentos cirúrgicos que passam por algumas incisões muito pequenas na parte inferior do abdômen. Como a rede de veias é menos complexa acima da virilha, há menos veias para ligar.

Recuperação

A dor após essa cirurgia geralmente é leve, podendo persistir por alguns dias. É recomendada a utilização de analgésicos por um período após a cirurgia.

A utilização de compressas frias locais reduz a dor, processo inflamatório local e a chance de formação de hematomas.

Você provavelmente poderá retornar ao trabalho cerca de uma semana após a cirurgia e pode retomar os exercícios cerca de duas semanas após a cirurgia. Consulte seu cirurgião sobre quando você pode retornar com segurança às atividades diárias ou quando pode retomar a atividade sexual.

Alternativa à Cirurgia: Embolização

Neste procedimento, uma veia é bloqueada, criando essencialmente uma pequena represa. Um médico especializado (radiologista intervencionista ou cirurgião endovascular) insere um pequeno tubo em uma veia na virilha ou no pescoço. Um anestésico local é usado no local de inserção, e você pode receber um sedativo para reduzir o desconforto e ajudá-lo a relaxar.

Usando imagens em um monitor, o tubo é guiado até o local de tratamento na virilha. O radiologista libera bobinas ou uma solução para criar um bloqueio nas veias testiculares. O procedimento dura cerca de uma hora.

O tempo de recuperação é curto, com apenas dor leve. Você provavelmente poderá voltar ao trabalho em 1 ou 2 dias e retomar o exercício após cerca de uma semana. Consulte seu médico sobre a viabilidade dessa opção.

Dúvidas Comuns sobre Varicocele:

Por que isso acontece?

Ainda não sabemos exatamente, mas a culpa pode ser das válvulas nas veias que não estão funcionando bem e de caminhos diferentes que as veias dos testículos fazem.

Como descobrir se tenho varicocele?

Pode sentir dor ou incômodo no escroto, dilatações semelhantes a “minhocas” acima do testículo ou até um testículo maior que o outro. Para um diagnostico preciso é necessário uma avaliação com urologista, e eventualmente, um exame de ultrassom doppler dos testículos.

Varicocele pode me deixar infértil (sem poder ter filhos)?

Varicocele é a principal causa reversível de infertilidade masculina, por prejudicar na produção de espermatozóides. Porém nem todo homem com varicocele se torna infértil.

Procure um urologista de sua confiança para uma avaliação.

Quando devo ir ao médico?

É recomendado fazer um check-up anualmente para prevenção de doenças e promoção de saúde. Se sentir dor, desconforto, aumento ou redução do volume dos testículos, procure um urologista para uma avaliação do especialista.

Termos relacionados

Sintomas de varicocele

Como identificar varicocele

Tratamento para varicocele

Cirurgia de varicocele

Varicocele causa infertilidade?

Exames para diagnóstico de varicocele

Varicocele afeta a produção de espermatozoides?

Complicações da varicocele

Varicocele e fertilidade masculina

Varicocele e dor testicular

Varicocele em adolescentes