Andrologia
By Dr. Felipe Amoedo | 13/09/2022

Testosterona: Uso abusivo e incorreto.

Testosterona: Uso abusivo e incorreto.

A testosterona foi plenamente caracterizada como principal androgênio produzido pelo testículo humano em 1935 e, desde então, é usada de forma incorreta e abusiva por atletas, fisiculturistas e outros indivíduos para fins recreativos, estéticos ou ocupacionais, sem prescrição médica ou indicação clínica válida.

A testosterona pode ser utilizada de duas maneiras clínicas distintas. Na primeira, é usada na terapia de reposição androgênica devido a transtornos patológicos. A justificativa é a reposição hormonal para níveis fisiológicos de um hormônio em deficiência. A outra forma é o uso da testosterona como terapia androgênica farmacológica, em que a testosterona, ou mais comumente um análogo androgênico sintético, é utilizado com finalidade de melhora de performance esportiva ou estética, e não de corrigir uma deficiência hormonal.

O uso incorreto da testosterona foi definido como a prescrição da mesma sem indicações médicas válidas e inclui a prescrição de androgênios para disfunção sexual masculina (na ausência de hipogonadismo comprovado), para a infertilidade masculina e como tônico para sintomas inespecíficos associados ao envelhecimento, especialmente a disfunção sexual e a redução da vitalidade. 

A testosterona possui efeitos colaterais que podem ser potencializados quando em dosagem excessiva, como agressividade, acne, alterações do metabolismo hepático e lipídico, risco de eventos tromboembólicos e infertilidade.

Fique atento! Testosterona pode ser um remédio ou um veneno!

Antes de iniciar a reposição de testosterona, discuta com seu médico a indicação, as contraindicações, os efeitos colaterais e a via de reposição mais adequada no seu caso.

Dr. Felipe Amoedo – Urologista e Andrologista Salvador Bahia atendimento em CEMED HSR Ondina , Hospital São Rafael, Núcleo Oscar Freire – NOF, Uro+ Urologia | Centro Médico Hospital Aliança

Locais de Atendimento

MATERIAL INFORMATIVO

Blog
By Dr. Felipe Amoedo | 27/03/2025

Qual o melhor laser para enucleação da próstata? Holmium ou Thulium?

Entenda as diferenças entre os lasers Holmium (HoLEP) e Thulium (ThuLEP) no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna. Veja qual tecnologia apresenta os melhores resultados segundo as evidências científicas mais recentes. Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista em HoLEP em Salvador(BA). h Com a evolução das técnicas minimamente invasivas para tratar a Hiperplasia Prostática […]

Blog
By Dr. Felipe Amoedo | 27/03/2025

Por que o HoLEP se tornou o padrão-ouro no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?

Olá! Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista no tratamento de doenças da próstata em Salvador(BA), hoje vou falar sobre o padrão ouro no tratamento para hiperplasia benigna da Próstata, fica aqui e sabia tudo sobre esse tema! A hiperplasia prostática benigna (HPB) afeta milhões de homens a partir dos 50 anos e pode […]

Blog
By Dr. Felipe Amoedo | 12/02/2025

Enucleação da Próstata com Holmium Laser (HoLEP) vs. Prostatectomia Simples Robótica (RASP): Qual a Melhor Opção para o Tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?

Olá! Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista no tratamento de doenças da próstata em Salvador(BA), hoje vou falar sobre os melhores tratamentos para hiperplasia benigna da Próstata, fica aqui e sabia tudo sobre esse tema! A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição comum entre homens acima dos 50 anos, impactando significativamente a […]