Vasectomia
By Dr. Felipe Amoedo | 31/08/2023

Reversão de Vasectomia

Reversão de Vasectomia

Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista e andrologista em Salvador (BA), e hoje gostaria de conversar com vocês sobre vasectomia , método contraceptivo cirúrgico masculino, por isso, também é chamada de Cirurgia Esterilizadora Masculina. Estima-se que cerca de 35 mil homens são submetidos a vasectomia por ano no Brasil. De 2% a 6 % destes homens terão interesse em fertilidade após a vasectomia. 

O que fazer caso deseje um filho após ter realizado vasectomia?

Para homens que desejem fertilidade pós-vasectomia, é possível realizar a reversão da vasectomia ou a captura de espermatozóides por punção do testículo/epidídimo para realização de métodos de reprodução humana assistida, como fertilização in vitro ou ICSI. 

A escolha entre os métodos deve ser realizada após uma avaliação global do casal, levando em consideração o tempo de realização de vasectomia, o potencial de fertilidade da esposa, os custos e o número de filhos desejados.

Quais as taxas de sucesso na reversão da Vasectomia?

Com o passar do tempo, a vasectomia provoca uma obstrução crônica no epidídimo, gerando inflamação e progressiva destruição dos túbulos epididimários. Por isso, quanto maior o tempo, menor a taxa de patência na reversão de vasectomia.

Tabela de taxas de patência e gravicez de pacientes após a reversão de vasectomia

Como é realizada a cirurgia de reversão de vasectomia?

A reversão de Vasectomia é realizada com uso de microscópio cirúrgico, com aumento de cerca de 20x, para possibilitar a reconstrução do ducto deferente (vaso-vasoanastomose).

O paciente é submetido a anestesia geral, e duas incisões escrotais são realizadas. 

Passo a passo da cirurgia de Vasectomia
Os cotos dos ductos deferentes são dissecados e cortados linearmente, de forma a possibilitar a reanastomose das bordas. 
Passo a passo da cirurgia de Vasectomia
É realizada a costura (anastomose) dos cotos com 6 a 8 pontos de Nylon bem fino na parte interna, posicionando a luz do ducto deferente de forma contínua. 
Mais alguns pontos externos são dados, para reforçar a costura, e a cirurgia é repetida no lado contra-lateral.

Cuidados pós-operatórios e complicações:

O paciente recebe alta após algumas horas da cirurgia, com orientações de uso de suspensório escrotal por 6 semanas mesmo durante o sono. É permitida atividade sexual e ejaculação apenas após 3 semanas da cirurgia. É realizada avaliação com espermograma após 1, 3 e 6 meses de pós-operatório. 

As complicações cirúrgicas são raras e incluem pequenos hematomas e infecção de ferida.

Veja no Youtube uma cirurgia de reversão de vasectomia realizada por Dr Felipe Amoedo: Clique aqui

Referência:

Baseado no capítulo de livro escrito por Dr Bruno Nicolino Cezarino e Dr Conrado Alvarenga intitulado Reversão de Vasectomia.

Imagens: Freepik

Dr. Felipe Amoedo – Urologista e Andrologista Salvador Bahia atendimento em CEMED HSR Ondina , Hospital São Rafael, Núcleo Oscar Freire – NOF, Uro+ Urologia | Centro Médico Hospital Aliança

Locais de Atendimento

MATERIAL INFORMATIVO

Blog
By Dr. Felipe Amoedo | 27/03/2025

Qual o melhor laser para enucleação da próstata? Holmium ou Thulium?

Entenda as diferenças entre os lasers Holmium (HoLEP) e Thulium (ThuLEP) no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna. Veja qual tecnologia apresenta os melhores resultados segundo as evidências científicas mais recentes. Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista em HoLEP em Salvador(BA). h Com a evolução das técnicas minimamente invasivas para tratar a Hiperplasia Prostática […]

Blog
By Dr. Felipe Amoedo | 27/03/2025

Por que o HoLEP se tornou o padrão-ouro no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?

Olá! Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista no tratamento de doenças da próstata em Salvador(BA), hoje vou falar sobre o padrão ouro no tratamento para hiperplasia benigna da Próstata, fica aqui e sabia tudo sobre esse tema! A hiperplasia prostática benigna (HPB) afeta milhões de homens a partir dos 50 anos e pode […]

Blog
By Dr. Felipe Amoedo | 12/02/2025

Enucleação da Próstata com Holmium Laser (HoLEP) vs. Prostatectomia Simples Robótica (RASP): Qual a Melhor Opção para o Tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?

Olá! Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista no tratamento de doenças da próstata em Salvador(BA), hoje vou falar sobre os melhores tratamentos para hiperplasia benigna da Próstata, fica aqui e sabia tudo sobre esse tema! A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição comum entre homens acima dos 50 anos, impactando significativamente a […]