By Dr. Felipe Amoedo | 01/05/2024
Você urina bem?
Olá, eu sou o Dr. Felipe Amoedo, médico Urologista em Salvador-Ba, especialista em Saúde do Homem. Neste texto, vamos responder a uma pergunta que faço no consultório a todos os meus pacientes. Você urina bem?
A resposta habitual é: sim! Porém, eventualmente, as doenças que acometem o trato urinário progridem de maneira lenta, piorando aos poucos, sem que o homem perceba.
Mas então, quais são os sinais que você está urinando mal?
Jato fraco: A força do jato urinário depende de dois fatores:
- A força de contração da bexiga para eliminação da urina. Ela pode estar reduzida em pacientes diabéticos, sarcopênicos, neuropatas ou com obstrução prolongada da via de saída.
- Patência do trato urinário inferior. Ou seja, de nada adianta uma boa bomba (bexiga), se a tubulação (uretra) está “Entupida”. Patologias como aumento da próstata ou estenose de uretra (estreitamento do canal de urina) dificultam a saída da urina e podem deixar o jato fraco.
Esforço para urinar: A necessidade de um esforço extra, como prensa abdominal, para iniciar ou manter a micção pode estar relacionado com uma pressão de micção mais alta. Isso pode ser causado por um dos fatores anteriores.
Jato entrecortado: O jato de urina fraco, intermitente, ou seja, que interrompe no meio da micção, pode sinalizar um problema na bexiga ou na uretra, como aumento benigno da próstata ou estreitamento da uretra.
Sensação de esvaziamento incompleto: a sensação de que ainda está sobrando um pouco de urina na bexiga, com a necessidade de uma segunda micção precoce (micção em 2 tempos), pode sinalizar um problema no esvaziamento vesical.
Aumento da frequência urinária: Urinar “toda hora” pode sinalizar um problema. A redução do intervalo miccional abaixo de 2 horas pode estar relacionada com esvaziamento incompleto, bexiga hiperativa ou infecções urinárias, por exemplo.
Urgência miccional: Necessidade urgente de urinar pode estar associada a uma contração involuntária da urina. Essa contração, num momento inadequado, pode ser tão forte a ponto de provocar um episódio de incontinência urinária, ou mais especificamente, urgeincontinência (incontinência relacionada a urgência). Esse sintoma pode ser secundário a uma obstrução da via de saída, como hiperplasia prostática benigna, ou a Bexiga Hiperativa.
Urinar várias vezes à noite: Sintoma chamado de nictúria ou noctúria, se torna relevante quando o homem levanta mais que 2 vezes por noite, tendo impacto na qualidade do sono. O número de vezes que você levanta à noite para urinar está diretamente relacionado à quantidade de líquido ingerido à noite. Levantar muitas vezes, independente da hidratação, pode estar relacionado a bexiga hiperativa, esvaziamento incompleto e próstata aumentada.
Essa postagem não substitui uma consulta médica. Se você tem dificuldade para urinar ou qualquer dos sintomas descritos no texto, agende uma consulta com seu urologista de confiança.
Dr. Felipe Amoedo – Urologista e Andrologista Salvador Bahia atendimento em CEMED HSR Ondina , Hospital São Rafael, Núcleo Oscar Freire – NOF, Uro+ Urologia | Centro Médico Hospital Aliança
Locais de Atendimento
MATERIAL INFORMATIVO
Cuidados Pós-Operatórios no Implante de Prótese Peniana
Entenda quais cuidados tomar após uma cirurgia de implante peniano.
Como se Preparar para a Cirurgia do Implante de Prótese Peniana
Aprenda como se preparar para a cirurgia de implante de prótese peniana.
Vantagens e Desvantagens da Prótese Peniana
Entenda as vantagens e desvantagens da prótese peniana.