By Dr. Felipe Amoedo | 04/08/2023
Urofluxometria
Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista e andrologista em Salvador (BA), e hoje gostaria de conversar com vocês sobre Urofluxometria.
A urofluxometria, ou fluxometria urinária, é um exame urológico de realização simples e não invasivo que permite avaliar velocidade do fluxo urinário (rapidez com que a urina é expelida, que é expressa em ml/s.) e o volume de urina eliminado durante a micção.
O exame é realizado em uma micção espontânea, onde a urina é coletada em um recipiente acoplado a sensores. As informações são transmitidas a um computador, onde é possível quantificar:
- Quanto tempo o indivíduo demora para iniciar a micção;
- A força do jato urinário;
- A quantidade de urina eliminada
- Quanto tempo leva para esvaziar a bexiga.
O estudo dos resultados colabora para o diagnóstico de diversas disfunções miccionais, como o aumento benigno da próstata, o estreitamento do canal da uretra e as “bexigas fracas”. A partir da análise dos resultados é possível observar qual o fluxo de urina do paciente: se for baixo pode significar um aumento na próstata, bexiga com baixa contração, ou até alguma obstrução na uretra. Já se o fluxo for elevado o sinal pode ser ambíguo: pode significar tanto uma bexiga com boa capacidade e contração, como também pode ser sinal de estruturas pélvicas mais “fracas”, especialmente em torno da uretra, ou a existência da incontinência urinária.
A única preparação requerida para realizar o exame é estar com a bexiga cheia, de preferência de forma natural. Forçar o ato de urinar durante o exame, estando sem vontade, pode afetar os resultados, por isso recomenda-se beber cerca de meio litro de água 1 hora antes de realizar o exame. Pessoas de qualquer idade podem realizar a urofluxometria sem problemas, com e sem limitações físicas, já que o processo consiste apenas em o paciente urinar no recipiente do aparelho, levando alguns segundos para realizá-lo.
O Núcleo Oscar Freire e a Clínica Uro+ contam com esse e outros exames, todos realizados por profissionais especializados e capacitados, para auxiliar no diagnóstico e tratamento das disfunções miccionais.
Dúvidas frequentes:
Como é realizada uma urofluxometria?
O paciente, em ambiente privado, deve urinar em um recipiente que direciona a urina para sensores. A micção deve acontecer de modo natural. Para tal, o doente deve-se hidratar previamente ao exame. O estudo feminino é, geralmente, realizado sentado. Já o estudo masculino é realizado com os homens de pé.
A urofluxometria avalia o resíduo pós-miccional?
A urofluxometria livre não permite avaliar o resíduo pós-miccional (urina que ficou na bexiga após a micção). Se necessário, poderá ser realizada uma ecografia para calcular o resíduo pós-miccional.
É necessário algum preparo para a urofluxometria?
Não é necessário qualquer preparo para realizar uma urofluxometria, exceto a ingestão de água, que deve ocorrer minutos antes da realização do exame, de modo a que o doente tenha vontade de urinar normalmente.
Para que este teste se revele o mais específico e objetivo possível, é importante que o paciente urine, ao menos, 150ml. Assim, é importante que evite urinar antes deste procedimento. Devendo, portanto, dirigir-se ao consultório médico com a bexiga cheia (em alternativa, chegar mais cedo e beber cerca de meio litro de água 1 hora antes do teste).
É necessário jejum para a urofluxometria?
Não necessita de estar em jejum para realizar o exame. Pode comer e beber normalmente.
O exame de fluxometria livre urinária é doloroso?
O exame é indolor (não provoca dor), devendo o doente manter-se tranquilo. Estes exames são muito simples e não necessitam de qualquer tipo de anestesia.
Quem pode realizar o exame?
O exame pode ser efetuado por pessoas de todas as idades, com ou sem limitações, desde que consigam compreender e obedecer as orientações dadas.
Quanto tempo demora o exame?
Uma urofluxometria tem uma duração de alguns segundos a poucos minutos consoante a velocidade da micção.
O tempo do exame pode se prolongar caso seja necessário encher a bexiga, portanto, chegar na clínica com a bexiga parcialmente cheia abrevia o tempo de espera.
Quais são as limitações da urofluxometria?
A limitação mais importante da urofluxometria é a incapacidade de distinguir a diferença entre obstrução à saída da urina da bexiga e a redução da força de contração do músculo da bexiga para se esvaziar.
A urofluxometria por si só também não consegue avaliar o resíduo pós-miccional, sendo necessário acesso a um ecógrafo ou a sonda de esvaziamento.
Realize o seu exame de urofluxometria com Dr Felipe Amoedo no Núcleo Oscar Freire.
Dr. Felipe Amoedo – Urologista e Andrologista Salvador Bahia atendimento em CEMED HSR Ondina , Hospital São Rafael, Núcleo Oscar Freire – NOF, Uro+ Urologia | Centro Médico Hospital Aliança
Locais de Atendimento
MATERIAL INFORMATIVO
Cuidados Pós-Operatórios no Implante de Prótese Peniana
Entenda quais cuidados tomar após uma cirurgia de implante peniano.
Como se Preparar para a Cirurgia do Implante de Prótese Peniana
Aprenda como se preparar para a cirurgia de implante de prótese peniana.
Vantagens e Desvantagens da Prótese Peniana
Entenda as vantagens e desvantagens da prótese peniana.