By Dr. Felipe Amoedo | 14/05/2024

Tratamento Clínico para Hiperplasia Prostática Benigna

Olá. Eu sou Dr. Felipe Amoedo, médico urologista do Hospital Aliança, em Salvador-Ba. Neste texto, vamos conhecer o tratamento conservador para o Aumento Benigno da Próstata.

A Hiperplasia Prostática Benigna é uma patologia frequente em homens acima dos 50 anos. Os sintomas incluem dificuldades de urinar, aumento da frequência urinária, jato fraco, intermitente, entre outros. Para muitos homens, o tratamento clínico é a primeira linha de abordagem para aliviar esses sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Indicações

O tratamento clínico é indicado para homens com sintomas leves a moderados. Geralmente, é considerado antes de intervenções cirúrgicas, a menos que existam complicações como retenção urinária, infecções recorrentes do trato urinário, cálculos vesicais ou insuficiência renal secundária.

Medicamentos

O tratamento clínico do aumento benigno da próstata é personalizado conforme os sintomas, o tamanho da próstata e a saúde geral do paciente. Aqui estão detalhes sobre o mecanismo de ação, as indicações, os efeitos colaterais e as contraindicações das classes de medicamentos mais utilizadas:

1- Bloqueadores Alfa-adrenérgicos

Os alfa-bloqueadores relaxam os músculos lisos da próstata e do colo da bexiga, facilitando a passagem da urina e melhorando o fluxo e sintomas urinários. Tontura e hipotensão postural são os efeitos colaterais mais importantes, podendo resultar em quedas à noite. Ao levantar para urinar, o paciente deve permanecer sentado por alguns segundos antes de levantar. Paciente em uso de alfabloqueadores também podem apresentar anejaculação, ou seja, ausência da ejaculação no momento do orgasmo. Isso ocorre devido ao relaxamento da musculatura lisa prostática.

Esses medicamentos são contra-indicados em pacientes que já apresentem hipotensão ou uso concomitante de outros hipotensores.

2- Inibidores da 5-alfa-redutase

Reduzem a conversão de testosterona em dihidrotestosterona, hormônio que causa crescimento prostático, diminuindo o tamanho da próstata.

São indicados para pacientes com próstatas aumentadas, em geral, maiores que 40g e com PSA maior que 1,6. Podem reduzir a progressão da doença, o risco de retenção urinária aguda e a necessidade de cirurgia.

Como efeitos colaterais, pode haver redução da libido, disfunção erétil e ginecomastia.

É contra-indicado para homens que estão tentando engravidar.

3- Antimuscarínicos

Bloqueiam os receptores colinérgicos muscarínicos na bexiga, reduzindo contrações involuntárias e melhorando os sintomas de armazenamento.

São indicados para homens com sintomas de urgência miccional, frequência e incontinência urinária de urgência. Podem deixar a boca seca, causar constipação, retenção urinária, efeitos cognitivos, como confusão mental, em idosos.

São contra-indicados para pacientes com glaucoma de ângulo fechado não controlado, retenção urinária conhecida, e risco elevado de obstrução urinária.

4- Inibidores da 5-fosfodiesterase

Promovem relaxamento da musculatura lisa da próstata e da bexiga e também melhoram o fluxo sanguíneo. São utilizados tanto para o tratamento dos sintomas da HPB quanto para disfunção erétil, que muitas vezes coexistem. Podem causar dores de cabeça, desconforto estomacal, dores musculares e rubor facial como efeitos colaterais. Os IPDE5 não devem ser utilizados por pacientes que fazem uso de nitratos devido ao risco de hipotensão grave.

Terapia Combinada

A combinação de bloqueadores alfa com inibidores da 5-alfa-redutase ou antimuscarínicos pode ser mais eficaz em alguns pacientes, mas deve-se ter atenção ao risco aumentado de efeitos colaterais.

O tratamento eficiente da Hiperplasia Prostática Benigna  requer uma abordagem cuidadosa, onde a escolha do tratamento leva em conta a gravidade dos sintomas, o tamanho da próstata, outras condições médicas e, significativamente, as preferências do paciente. A comunicação clara entre o paciente e o profissional de saúde é fundamental para navegar pelos potenciais efeitos colaterais e contraindicações, visando uma gestão otimizada da condição. Portanto, um acompanhamento regular e contínuo é imprescindível para monitorar a resposta ao tratamento e realizar os ajustes necessários para assegurar a máxima eficácia e minimizar o impacto na qualidade de vida do paciente.

Dúvidas frequentes:

Tenho a próstata aumentada mas não sinto nada. Preciso tratar?

O aumento do tamanho da próstata é muito frequente em homens acima de 50 anos. Nem sempre a Hiperplasia prostática benigna exige tratamento. O tratamento da HPB é indicado apenas nos homens sintomáticos.