By Dr. Felipe Amoedo | 12/12/2022

Quais são os riscos da Vasectomia?

Riscos da vasectomia e complicações são raras, e incluem sangramentos, infecções de ferida e dor.

Algum desconforto durante os primeiros dias após o procedimento é normal.

Complicações possíveis:

1- Sangramento e Hematomas:

Existe um pequeno riscos da vasectomia que é o risco de sangramento dentro do escroto após a cirurgia. Para reduzir esse risco, é realizada uma hemostasia cuidadosa, ou seja, todo sangramento visto é interrompido com pontos ou bisturi elétrico. Além disso, recomendamos compressas frias 3 vezes ao dia nos primeiros dias após a cirurgia. Os hematomas são reabsorvidos espontaneamente, sem necessidade de tratamento. Caso perceba que seu escroto está aumentando, ficando doloroso ou roxo, entre em contato com seu urologista para uma avaliação.

2- Riscos da vasectomia pode ser Infecção:

Outro riscos da vasectomia é o de infecção, e com a vasectomia não é diferente. A infecção de ferida pode se apresentar como dor local, vermelhidão. Caso apresente esses sintomas, seu urologista deverá ser consultado.

3- Outro riscos da vasectomia é a dor crônica pós-vasectomia:

A síndrome da dor pós-vasectomia pode acontecer em 1-2 homens para cada 1000 vasectomias. Essa síndrome não tem causa bem estabelecida, podendo ser multifatorial. Medidas para evitar dor após vasectomia são a mínima manipulação dos tecidos, com menor trauma cirúrgico possível e manutenção do coto testicular do ducto deferente aberto, o que reduz a pressão no epidídimo e a orquite congestiva.

O tratamento é realizado com analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes. Em casos extremos, pode ser necessário denervação testicular ou reversão da vasectomia.

4- Granuloma de espermatozóides:

Outra complicação da vasectomia é a formação de um nódulo constituído por espermatozóides chamado granuloma de espermatozóides. O uso de antiinflamatórios melhora o desconforto e a inflamação no granuloma. Eles tendem a desaparecer por conta própria.

5- Outro risco Vasectomia é falha:

É importante estar ciente que o homem permanece fértil durante as primeiras semanas após a vasectomia. O seu semén pode conter espermatozoides por até 06 meses após o procedimento, portanto, o método contraceptivo utilizado deve ser mantido até a confirmação de que o esperma está livre de espermatozóides. Para isso, é realizado o espermograma, que deve ser colhido após cerca de 20 ejaculações, para que os espermatozóides presentes nos ductos e vesículas seminais sejam eliminados.

A vasectomia não aumenta o risco de doenças do coração, câncer de próstata, câncer de testículo ou outros problemas de saúde.