By Dr. Felipe Amoedo | 12/12/2022
Quais são os riscos da Vasectomia?

Riscos da vasectomia e complicações são raras, e incluem sangramentos, infecções de ferida e dor.
Algum desconforto durante os primeiros dias após o procedimento é normal.
Complicações possíveis:
1- Sangramento e Hematomas:
Existe um pequeno riscos da vasectomia que é o risco de sangramento dentro do escroto após a cirurgia. Para reduzir esse risco, é realizada uma hemostasia cuidadosa, ou seja, todo sangramento visto é interrompido com pontos ou bisturi elétrico. Além disso, recomendamos compressas frias 3 vezes ao dia nos primeiros dias após a cirurgia. Os hematomas são reabsorvidos espontaneamente, sem necessidade de tratamento. Caso perceba que seu escroto está aumentando, ficando doloroso ou roxo, entre em contato com seu urologista para uma avaliação.
2- Riscos da vasectomia pode ser Infecção:
Outro riscos da vasectomia é o de infecção, e com a vasectomia não é diferente. A infecção de ferida pode se apresentar como dor local, vermelhidão. Caso apresente esses sintomas, seu urologista deverá ser consultado.
3- Outro riscos da vasectomia é a dor crônica pós-vasectomia:
A síndrome da dor pós-vasectomia pode acontecer em 1-2 homens para cada 1000 vasectomias. Essa síndrome não tem causa bem estabelecida, podendo ser multifatorial. Medidas para evitar dor após vasectomia são a mínima manipulação dos tecidos, com menor trauma cirúrgico possível e manutenção do coto testicular do ducto deferente aberto, o que reduz a pressão no epidídimo e a orquite congestiva.
O tratamento é realizado com analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes. Em casos extremos, pode ser necessário denervação testicular ou reversão da vasectomia.
4- Granuloma de espermatozóides:
Outra complicação da vasectomia é a formação de um nódulo constituído por espermatozóides chamado granuloma de espermatozóides. O uso de antiinflamatórios melhora o desconforto e a inflamação no granuloma. Eles tendem a desaparecer por conta própria.
5- Outro risco Vasectomia é falha:
É importante estar ciente que o homem permanece fértil durante as primeiras semanas após a vasectomia. O seu semén pode conter espermatozoides por até 06 meses após o procedimento, portanto, o método contraceptivo utilizado deve ser mantido até a confirmação de que o esperma está livre de espermatozóides. Para isso, é realizado o espermograma, que deve ser colhido após cerca de 20 ejaculações, para que os espermatozóides presentes nos ductos e vesículas seminais sejam eliminados.
A vasectomia não aumenta o risco de doenças do coração, câncer de próstata, câncer de testículo ou outros problemas de saúde.
Dr. Felipe Amoedo – Urologista e Andrologista Salvador Bahia atendimento em CEMED HSR Ondina , Hospital São Rafael, Núcleo Oscar Freire – NOF, Uro+ Urologia | Centro Médico Hospital Aliança
Locais de Atendimento
MATERIAL INFORMATIVO

Qual o melhor laser para enucleação da próstata? Holmium ou Thulium?
Entenda as diferenças entre os lasers Holmium (HoLEP) e Thulium (ThuLEP) no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna. Veja qual tecnologia apresenta os melhores resultados segundo as evidências científicas mais recentes. Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista em HoLEP em Salvador(BA). h Com a evolução das técnicas minimamente invasivas para tratar a Hiperplasia Prostática […]

Por que o HoLEP se tornou o padrão-ouro no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?
Olá! Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista no tratamento de doenças da próstata em Salvador(BA), hoje vou falar sobre o padrão ouro no tratamento para hiperplasia benigna da Próstata, fica aqui e sabia tudo sobre esse tema! A hiperplasia prostática benigna (HPB) afeta milhões de homens a partir dos 50 anos e pode […]

Enucleação da Próstata com Holmium Laser (HoLEP) vs. Prostatectomia Simples Robótica (RASP): Qual a Melhor Opção para o Tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?
Olá! Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista no tratamento de doenças da próstata em Salvador(BA), hoje vou falar sobre os melhores tratamentos para hiperplasia benigna da Próstata, fica aqui e sabia tudo sobre esse tema! A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição comum entre homens acima dos 50 anos, impactando significativamente a […]