By Dr. Felipe Amoedo | 09/12/2022
Orientações para o pós-operatório de uma vasectomia

Orientações para o pós-operatório de uma vasectomia.
A vasectomia é um procedimento ambulatorial. Isso quer dizer que você poderá ir para casa após a cirurgia. Vista roupas confortáveis e utilize um suspensório escrotal ou sunga apertada após o procedimento. Quanto menor a movimentação dos testículos, menos dor você deverá sentir. O pós operatório geralmente é tranquilo, com leve dor ou desconforto nas primeiras 48h. Você deve repousar durante este período.

Para reduzir sua dor, você pode fazer uso de analgésicos comuns conforme a prescrição do seu médico. Dor intensa pode sugerir infecção ou outros problemas e você deve consultar seu urologista. Um nódulo benigno (granuloma) pode se formar a partir do vazamento de esperma da extremidade cortada do vaso para os tecidos escrotais. Pode ser doloroso ou sensível ao toque ou pressão, mas não é prejudicial. Na maioria das vezes, você não sente dor e isso geralmente melhora com o tempo.

Recomendamos o uso de compressas frias desde o pós-operatório imediato e durante os 2 primeiros dias. Isso ajuda a controlar a dor, inchaço e possíveis sangramentos.
O pequeno orifício por onde a cirurgia foi realizada cicatriza em 7 a 10 dias. Haverá um curativo de gaze que precisará ser trocado em casa. Uma pequena quantidade de exsudação ou sangramento é normal. Isso deve parar nas primeiras 24 horas.
Depois, você não precisará de curativo, mas manterá a área limpa. Tomar banho é seguro depois de um dia, mas tenha cuidado ao secar o escroto. Use uma toalha para secar a região sem esfregá-la.
Quando voltar a trabalhar?
Você poderá voltar ao trabalho em 2-3 dias, desde que não realize esforço físico. Restrinja exercícios físicos por 7 dias e relações sexuais por 10 dias. Para atividade física vigorosa, como corrida ou futebol, é prudente aguardar 2 semanas.
Alimentação
Mantenha uma alimentação leve e uma boa hidratação no pós-operatório. Evite consumo de alimentos gordurosos, de difícil digestão e de bebidas alcóolicas.

Lembre-se, seu corpo está trabalhando na cicatrização dos tecidos.
Posso dirigir?
Você poderá dirigir assim que conseguir realizar uma frenagem de emergência. Isso leva, em média, 2-3 dias após a cirurgia.
É importante saber que uma vasectomia não funciona imediatamente. Após o procedimento, você pode ejacular espermatozóides por cerca de 90 dias, devendo manter os métodos contraceptivos até a realização do espermograma. Depois de cerca de 20 ejaculações, um espermograma deve ser coletado para documentar o sucesso da cirurgia.
Um em cada 100 homens ainda terá espermatozóides em seu ejaculado naquele momento e pode precisar esperar mais tempo para que os espermatozóides sejam eliminados. Você não deve presumir que sua vasectomia é eficaz até que uma análise de sêmen prove que é. Após a avaliação do resultado, seu Urologista irá te liberar para suspender outros métodos contraceptivos.
Para saber mais orientações para o pós-operatório de uma vasectomia entre em contato!
Dr. Felipe Amoedo – Urologista e Andrologista Salvador Bahia atendimento em CEMED HSR Ondina , Hospital São Rafael, Núcleo Oscar Freire – NOF, Uro+ Urologia | Centro Médico Hospital Aliança
Locais de Atendimento
MATERIAL INFORMATIVO

Qual o melhor laser para enucleação da próstata? Holmium ou Thulium?
Entenda as diferenças entre os lasers Holmium (HoLEP) e Thulium (ThuLEP) no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna. Veja qual tecnologia apresenta os melhores resultados segundo as evidências científicas mais recentes. Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista em HoLEP em Salvador(BA). h Com a evolução das técnicas minimamente invasivas para tratar a Hiperplasia Prostática […]

Por que o HoLEP se tornou o padrão-ouro no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?
Olá! Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista no tratamento de doenças da próstata em Salvador(BA), hoje vou falar sobre o padrão ouro no tratamento para hiperplasia benigna da Próstata, fica aqui e sabia tudo sobre esse tema! A hiperplasia prostática benigna (HPB) afeta milhões de homens a partir dos 50 anos e pode […]

Enucleação da Próstata com Holmium Laser (HoLEP) vs. Prostatectomia Simples Robótica (RASP): Qual a Melhor Opção para o Tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?
Olá! Eu sou o Felipe Amoedo, médico urologista especialista no tratamento de doenças da próstata em Salvador(BA), hoje vou falar sobre os melhores tratamentos para hiperplasia benigna da Próstata, fica aqui e sabia tudo sobre esse tema! A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição comum entre homens acima dos 50 anos, impactando significativamente a […]