Está decidido a não ter mais filhos?

A Vasectomia pode ser o melhor caminho!

Vasectomia

Planejamento familiar é um tema importante para qualquer casal. Planejar o tamanho da família levando-se em conta a renda familiar e o número desejado de filhos pode te proporcionar maior estabilidade no futuro. Quando o momento chegar e decidirem por não ter mais filhos, o melhor método contraceptivo deve ser discutido com o médico da família.

A vasectomia é o principal método de esterilização masculina e uma das técnicas mais realizadas no mundo para esse fim.

A Vasectomia é uma boa opção se você e sua parceira decidiram por não ter mais filhos e querem ter relações sexuais com o menor risco possível. A vasectomia é mais confiável que outros métodos contraceptivos como preservativos, anticoncepcionais orais ou dispositivos intra-uterinos. Não altera a sua libido, ereções, orgasmos, ejaculação ou produção de testosterona. Você não irá notar qualquer alteração na quantidade de sêmen ao ejacular.

A função sexual usualmente não é afetada. Intercursos sexuais e masturbação devem ter a mesma sensação. Quando você ejacular, você irá liberar apenas sêmen, sem espermatozoides. Seus testículos vão continuar a produzir espermatozoides e testosterona, porém os espermatozoides irão permanecer no epidídimo e morrer. Então serão reabsorvidos pelo organismo como qualquer outra célula que morra e seja substituída.

Vantagens da Vasectomia:

Vantagem

Segurança

É o método contraceptivo mais eficaz.

Vantagem

Espontaneidade

Sem anticoncepcionais ou preservativos, o casal fica menos tenso sem o risco de uma gestação indesejada, tornando a relação mais espontânea e prazerosa.

Vantagem

Vida sexual

Não reduz a libido ou a função erétil do homem.

Vantagem

Tranquilidade

Protege contra a gravidez indesejada.

Vantagem

Rapidez

Pode ser realizada no consultório e leva em média 30 min.

Mitos e Verdades

Mitos
  • Não deixa o paciente sem sêmem;
  • Não piora a função erétil ou potência sexual;
  • Não reduz o tamanho do pênis;
  • Não causa câncer de próstata ou de testículo;
  • Não interrompe a produção de espermatozóides;
  • Não é irreversível;
Verdades
  • O método é seguro e eficaz;
  • Pode reduzir de 5-10% do volume do ejaculado, o que não é perceptível habitualmente;

Por que fazer uma Vasectomia?

Motivo

Existem apenas dois métodos contraceptivos que o homem tem controle: o preservativo e a vasectomia.

Motivo

Os preservativos têm uma taxa de falha não desprezível, porque podem furar e nem sempre são utilizados de forma correta pelos casais.

Motivo

A vasectomia é a opção mais confiável com a qual o homem pode contar. É um procedimento seguro e efetivo para controle de natalidade, sendo uma boa escolha para homens que têm certeza que não desejam ser pais no futuro. Tem aproximadamente 100% de efetividade em prevenir uma gestação.

Motivo

Pode ser realizada em regime ambulatorial ou Hospital dia.

Motivo

Seu custo é inferior à Laqueadura (cirurgia esterilizadora feminina) ou ao custo de medicamentos anticoncepcionais usados a longo prazo.

Não quer ter filhos?

A Vasectomia pode ser o melhor caminho!

O que é a Vasectomia?

A vasectomia é uma cirurgia que tem como objetivo a esterilização masculina permanente.

O procedimento interrompe a passagem dos espermatozóides através do ducto deferente, canal que liga o epidídimo ao ducto ejaculatório. Após a cirurgia, os espermatozóides não conseguem se misturar ao semém.

A vasectomia pode ser realizada através de duas pequenas incisões nas laterais do escroto ou por uma única incisão da rafe mediana do escroto.

Tradicionalmente é realizada com bisturi, porém a técnica sem bisturi vem se tornando cada vez mais popular.

Em mãos experientes, a taxa de falha pode ser menor que 1/1000 cirurgias;
A vasectomia deve ser considerada como um procedimento permanente de esterilização. Candidatos com desejo reprodutivo futuro devem ser desencorajados a realizar o procedimento, pois a reversão microcirúrgica é um procedimento delicado, complexo, de alto custo e com chances de falha.

Quais as técnicas cirúrgicas para vasectomia?

1- Vasectomia tradicional:

2- Vasectomia sem bisturi:

  1. Na vasectomia sem bisturi, o cirurgião sente o ducto deferente através da pele do escroto e o prende com uma pinça delicada.
  2. Um pequeno furo é feito na pele do escroto e distendido, para que o ducto deferente seja gentilmente tracionado para fora.
  3. Este, então, é cortado, amarrado, clipado e/ou cauterizado.
  4. Após a revisão do sangramento, é devolvido ao interior do escroto com interposição de planos, o que reduz o risco de falha da vasectomia.
  5. O procedimento é repetido no deferente contralateral pelo mesmo acesso, que é suturado com pontos absorvíveis.
  6. A vasectomia sem bisturi resulta em menor sangramento e trauma cirúrgico, menor dor no pós-operatório, taxa de infecção 5 vezes menor e menor tempo cirúrgico e de recuperação, sendo tão efetiva quanto a técnica tradicional. Por estes motivos, é o procedimento preferencialmente realizado pela nossa equipe.

 

CIRURGIA DE RECUPERAÇÃO RÁPIDA

Veja mais conteúdo sobre vasectomia

Vasectomia
By Dr. Felipe Amoedo | 31/08/2023

Reversão de Vasectomia

A vasectomia é o método contraceptivo cirúrgico masculino, por isso, também é chamada de Cirurgia Esterilizadora Masculina.

Cirurgias
By Dr. Felipe Amoedo | 12/12/2022

Qual o custo estimado de uma vasectomia?

O custo da vasectomia está incluída no rol de procedimentos da ANS desde 2008, sendo obrigatória a sua cobertura pelos convênios médicos. Geralmente nestes casos são requisitados relatórios de psicólogo, termos assinados pelo paciente e cônjuge firmados em cartório, entre outros documentos. No caso de pacientes privados, o procedimento pode ser realizado em consultório ou […]

Cirurgias
By Dr. Felipe Amoedo | 12/12/2022

Quais são os riscos da Vasectomia?

Riscos da vasectomia e complicações são raras, e incluem sangramentos, infecções de ferida e dor.  Algum desconforto durante os primeiros dias após o procedimento é normal.

Dúvidas frequentes sobre Vasectomia

Onde a vasectomia é realizada? A vasectomia pode ser realizada no consultório com anestesia local ou em centro cirúrgico com sedação.
Quanto tempo demora uma vasectomia? O procedimento leva cerca de 30 minutos.
É possível realizar a vasectomia no consultório? Sim, a vasectomia pode ser realizada com anestesia local em ambiente apropriado, com discreto desconforto relatado por poucos pacientes. Para maior conforto do paciente, pode ser realizada em centro cirúrgico com anestesia local associada a sedação, em regime de hospital dia, onde o paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento.
É necessário sedação para realizar vasectomia? A sedação não é fundamental, mas alguns homens optam por realizar o procedimento em centro cirúrgico, com sedação, para maior conforto. Realizar vasectomia no consultório é como fazer um procedimento odontológico, com a principal diferença sendo que a maioria dos homens já fez um procedimento odontológico e sabe o que esperar. É o elemento surpresa, e a área sensível em que estamos trabalhando, que podem gerar ansiedade sobre o procedimento.
É possível reverter a vasectomia? A reversão da vasectomia é tecnicamente possível. Se for feita três ou quatro anos depois da vasectomia, a chance de obter espermatozóides na ejaculação é de 97% e de gravidez é de 76%. À medida que o tempo passa, as chances de gravidez se reduzem chegando a 31% após 14 anos da vasectomia. É uma cirurgia delicada, com necessidade de um microscópio cirúrgico capaz de aumentar 20 vezes a estrutura. É um procedimento que só deve ser feito por urologistas bem treinados.
Minha parceira pode perceber se eu fiz vasectomia? É muito difícil que sua parceira perceba que você realizou o procedimento. A maior parte do volume do ejaculado é produzida pela próstata e vesículas seminais. Os espermatozóides adicionam muito pouco ao volume do sêmen, então você não deve notar nenhuma mudança na sua ejaculação após a vasectomia. Às vezes, sua parceira pode sentir o local da vasectomia. Isto é particularmente verdadeiro se você desenvolver um granuloma.
A vasectomia altera a sensação de orgasmo? A ejaculação e o orgasmo não são afetados pela vasectomia. A síndrome da dor pós-vasectomia é extremamente rara, e nesses casos, é possível que se tenha alterações na sensibilidade do testículo e no orgasmo.
Posso desenvolver disfunção erétil após uma vasectomia? Definitivamente não. A vasectomia não causa disfunção erétil, pois não afeta a função do testículo, e não há manipulação do penis ou nervos penianos. Não há mudança na potência virilidade ou libido (desejo sexual) do homem operado. Eventualmente, a redução do medo da gravidez e o aumento da espontaneidade podem resultar em melhora da função sexual.
Pode acontecer algo com meus testículos após a vasectomia? Lesão de artéria testicular durante uma vasectomia é extremamente raro, e caso aconteça, pode prejudicar a função testicular. Outros problemas, como um hematoma ou infecção também podem afetar os testículos.
A vasectomia pode falhar? Há uma pequena chance de uma vasectomia falhar. Isso ocorre quando os espermatozóides vazando de uma extremidade do canal deferente cortado encontram um canal para a outra extremidade cortada. Uma vez que seu urologista o libere com um teste de esperma mostrando nenhum espermatozóide ou menos de 100.000 espermatozóides imóveis, o risco de gravidez é de 1 em 2.000.
Posso ter filhos após a vasectomia? Sim, mas se você não armazenar esperma congelado, precisará de um procedimento adicional. Os ductos deferentes podem ser reconectados cirurgicamente em um procedimento chamado reversão de vasectomia. Se você não quiser fazer a reversão da vasectomia, os espermatozoides podem ser retirados do testículo ou do epidídimo e usado para fertilização in vitro. Esses procedimentos são caros e podem não ser cobertos pelo seu plano de saúde. Além disso, nem sempre funcionam. Se você acha que pode querer ter filhos um dia, deve procurar formas não permanentes de controle de natalidade antes de decidir fazer uma vasectomia.
O pós-operatório da vasectomia é muito doloroso? A dor, geralmente, é mínima. Depende um pouco de como o procedimento é feito. Nossa equipe realiza a técnica sem bisturi, que resulta em menor dor pós-operatória. A parte mais dolorosa é a colocação do anestésico, onde as picadas de agulha podem ser desconfortáveis, assim como estar no dentista. Mas a grande maioria dos homens no final diz que a espera e a ansiedade foram muito piores do que o procedimento e que realmente não foi ruim, e eles não sentiram nenhuma dor.
O que acontece com os espermatozóides após uma vasectomia? Os espermatozoides ficam retidos no epidídimo, tubo único e muito longo, todo enrolado, que se localiza na parte superior dos testículos. O epidídimo se distende e dentro dele, os espermatozóides amadurecem, morrem e são reabsorvidos, como qualquer outra célula do corpo humano.
Como é a recuperação pós-operatória da vasectomia? A vasectomia sem bisturi tem um pós-operatório menos doloroso que a vasectomia tradicional.Os pacientes precisam repousar por um ou dois dias. É comum sentir uma dor leve e ficar um pouco inchado por dois ou três dias, mas em geral é muito bem tolerado. Quatro dias após o procedimento, a maioria dos homens pode voltar às atividades normais. Leva de sete a 10 dias para retomar a atividade física e o sexo.
Posso realizar a vasectomia no mesmo dia da consulta? Por legislação, orienta-se esperar 60 dias entre a decisão da realização da vasectomia e a cirurgia. Além da legislação, a consulta prévia com o urologista é muito importante. Acreditamos que quando os homens têm tempo para refletir sobre as orientações médicas, aprender sobre os riscos e entender o que esperar, eles ficam mais satisfeitos com o procedimento.
A vasectomia aumenta a chance de ter câncer de próstata? Não há conexão entre vasectomias e aumento do risco de câncer de próstata ou testículo.
Vasectomia protege contra IST? A vasectomia é apenas um método contraceptivo e não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (IST), como clamídia, gonorréia e HIV. Se você é exposto a múltiplas parceiras, corre o risco de contrair uma IST e precisa continuar usando preservativos.
Quais são as alternativas para a vasectomia? 1- Laqueadura tubária (“ligar as trompas”). 2- Uso de contracepção hormonal pela parceira, como a pílula anticoncepcional oral, anel vaginal, injeção de depósito ou implantes. 3- Uso de contracepção de barreira, por exemplo. preservativos ou diafragma. 4- Métodos de ritmo ou retirada, como tabelinha e coito interrompido. Ambos são formas não confiáveis de controle de natalidade.
Quem pode fazer vasectomia? Segundo a Lei nº 9.263/96 de 12 de Janeiro de 1996, é permitido a realização de vasectomia em homens acima dos 25 anos ou com 2 filhos vivos. Para mais informações, acesse: https://drfelipeamoedo.com.br/nova-lei-do-planejamento-familiar/
Onde posso encontrar mais informações sobre vasectomia?

British Association of Urological Surgeons: Vasectomy.


Healthy Male (Andrology Australia): Vasectomy.


The Urology Foundation: Vasectomy.


Urology Care Foundation: What is vasectomy?.


LOCAL DE ATENDIMENTO

Núcleo Oscar Freire

Rua Sol Nascente, 43. Ed: Centro Médico Empresarial Vitraux. Salas 703 e 704

(71) 3565-3200

horário de atendimento

Quinta 13h às 18h

Acompanhe nossas redes sociais

CEMED HSR Ondina

Av. Milton Santos, 213 - Ondina, Salvador - BA, 40170-110

07132819802

horário de atendimento

Sexta - 13h às 16h

Acompanhe nossas redes sociais

Hopital São Rafael

Av. São Rafael, 2152 - São Marcos, Salvador - BA

3003-3230/(71) 3409-8000

horário de atendimento

Terça - 13h às 18h

Acompanhe nossas redes sociais

Clínica de Urologia Uro+

Centro Médico Aliança - Sala 304 Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096 - 41290180 Salvador, Bahia BA

(71) 32316161 | (71) 996310851

horário de atendimento

Terça - 8h às 12h

Acompanhe nossas redes sociais

CONTATO

    Felipe Amoedo Luedy - Doctoralia.com.br